ÉTICA: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Maria Dulcinéa Silva Reis
Olívia Quaresma Xavier
A sociedade vem sofrendo transformações mediante os avanços tecnológicos. Será que não estamos formando uma sociedade de mentes virtuais? Jovens digitalmente conectados sem um convívio social? A educação vem sofrendo mudanças e tentando acompanhar essa evolução, no sentido de educar esse novo aluno “digital” , porém, essa escola e esse professor tem que está preparado para então educar esse aluno.
Há década a informática vem fazendo parte de nossas vidas, no entanto, há pouco tempo que a mesma vem sendo pensada e discutida como ferramenta pedagógica no contexto escolar e isso é um desafio para o educador contemporâneo, pois, nossa realidade mostra professores sem o domínio da referida ferramenta tanto pelo manuseio do computador como da própria internet.
Em contrapartida, nos deparamos com alunos curiosos que utilizam ou mesmo dominam a informática, possuem e-mail, orkut, blogs, sites e usam a referida ferramenta com tanta naturalidade sem receio de participar desse “mundo virtual”.
Diante do contexto, a ética vem sendo repensada na educação tanto presencial quanto virtual.
Valores que devem começar em casa e aprimorados na escola, porém, percebe-se que há um descaso por parte de alguns pais que jogam essa responsabilidade para a escola, não levando em conta que tais responsabilidades deve ser compartilhada com todos os responsáveis pela educação desses jovens.
Segundo PECK (2008): “Há uma falsa sensação de segurança que nos torna mais ingênuos na internet”. Pensamos que pelo jovem não está nas ruas ele está livre de más influências ou até mesmo que ele seja muito inteligente por manusear com tanta facilidade o computador e o mundo digital, porém é nesse momento que a escola não pode deixar se enganar e está atento a educar esse jovem para ter uma conduta digitalmente correta, impondo limites e ensinando a esse aluno que esse mundo virtual também pode sofrer infrações e que o mesmo pode ser penalizado por cometê-las.
Assim, a formação do aluno contemporâneo depende de sua conduta quando cidadão social e digital de uma sociedade que vem evoluindo paulatinamente, ressaltando a atuação do educador como mediador entre aluno, ética e sociedade, mostrando a esse aluno que o computador deve ser usado com responsabilidade e não como mero instrumento de alienação.
Referências:
PECK, Patricia e SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Revista Pátio. Ano XI, nº 44, 2007/2008. Edição trimestral.
Blogue para compartilhar com professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre a introdução da Informática Educativa nas escolas públicas de ensino fundamental.
SEJAM BEM VINDOS!
Educadores, compartilhe seus conhecimentos!
4.17.2011
1.20.2011
1.19.2011
EDUCAÇÃO INFORMÁTICA.
A Educação Informática vem sido estimulada nas escolas como ferramenta de aprendizagem, porém, ela quase sempre é voltada para o público adolescente, ou seja, series finais do ensino fundamental. Será que essa ferramenta de aprendizagem não pode ser direcionada para as series iniciais ou ela s
Assinar:
Comentários (Atom)